O Marketing na área da saúde

p1Tema desconhecido ainda para muitos profissionais, o marketing é uma importante área e valiosa ferramenta para auxiliar na captação e manutenção de clientes. Por já ter vivenciado inúmeras dificuldades do dia-a-dia no mercado e por ter trabalhado durante muitos anos na área clínica e também na área de gestão, com vendas e marketing, percebi que muitos dos meus clientes médicos, dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas, entre outros da área da saúde, focavam apenas no desenvolvimento de seus conhecimentos técnicos como uma estratégia de captar mais clientes.

Porém, sabemos que apenas os conhecimentos técnicos não diferenciam mais ninguém e não são garantia de sucesso. É preciso que se conheça também sobre a área de marketing, sobre gestão, captação e manutenção de clientes e até mesmo que se desenvolva um perfil mais empreendedor se o profissional almeja uma carreira de sucesso. Mas este conhecimento não foi ensinado na faculdade e é fundamental que cada profissional busque a sua própria evolução se deseja ser mais competitivo e melhor sucedido.

O que é o marketing

De um maneira mais simplista e fácil de entender, o Marketing é a ciência e a arte de conquistar e manter clientes. É também a arte de desenvolver relacionamentos lucrativos com eles. As áreas do marketing incluem: pesquisa, planejamento, produção, promoção e propaganda, logística, relações públicas, vendas, entre outras. Uma confusão que podemos observar é que os profissionais geralmente confundem o marketing com propaganda e por isso percebe-se uma grande resistência dos profissionais em utilizar o marketing como uma estratégia de negócios no sue dia a dia. Lembre-se então que o marketing não é propaganda e propaganda não é marketing. A propaganda é portanto uma área do marketing.

Profissionais da área da saúde utilizam pouco o marketing

Para os profissionais da área da saúde, o marketing ainda é muito pouco utilizado, até pelo desconhecimento de seu significado e aplicação. O marketing é uma ferramenta fundamental para auxiliar na conquista de mercado de qualquer empresa ou profissional, além de garantir a sua permanência no mercado se for bem executado. Portanto, não se restringe a ser utilizado apenas por empresas e deve também fazer parte das estratégias de formação de imagem e conquista de mercado dos profissionais, de qualquer área. Costumo observar com alguns de meus clientes de consultoria da área da saúde que estes reclamam de falta de reconhecimento profissional, falta de valorização, falta de clientes particulares e algumas vezes até de baixos salários. Muitos destes problemas advêm da falta de conhecimento da área de marketing, falta de desenvolver e aplicar um plano estratégico e também pela falta de espírito empreendedor. Porém, ao instituirmos um programa que envolve estratégias de marketing específicas para cada área, inclusive ferramentas de marketing digital para a área da saúde, os resultados começam a aparecer.

O médico aplica mais os conhecimentos de marketing

Na área da saúde, o médico ainda é o profissional de maior destaque, até porque é uma das profissões mais antigas das quais se tem notícia e também porque estes profissionais apresentam mais espírito empreendedor. Isto significa que ele é um profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano, desenvolve e realiza visões para as organizações. São profissionais que não tem medo da mudança e a encaram com uma nova oportunidade de crescimento. O sucesso profissional está diretamente relacionado com a capacidade de se comunicar e se relacionar, com a auto-estima, com a capacidade de traçar metas, ou seja, saber o que se quer, com a dedicação ao trabalho, com uma ambição sadia e também de saber fazer negócios. Na prática, consciente ou inconscientemente, o médico aplica mais os conhecimentos de marketing, apesar de ainda ter muito o que aprender nesta área.

A competitividade está mais elevada na área da saúde

O profissional da área da saúde se depara hoje com uma maior oferta de profissionais no mercado, existe um nivelamento do conhecimento e quem se graduou no Rio Grande do Sul possui conhecimentos similares ao do profissional que se graduou no Rio Grande do Norte. A concorrência está mais acirrada em todas as áreas, inclusive para os médicos, pois existe uma sobreposição dos serviços profissionais com a “invasão” de alguns profissionais em áreas que não são de sua competência. Com a overdose de informação, cada vez mais pessoas se consideram grandes entendedores de diversos assuntos, fazem indicação de medicamentos, prescrevem dietas, exercícios físicos, entre outros, sem ao menos ter qualquer formação na área. Blogs de leigos surgem para todos os lados, “viralizando” as informações imprecisas e muitas vezes perigosas. Por isso é fundamental investir em um diferencial competitivo, desenvolver o seu site ou blog e publicar os seus conteúdos, os seus artigos e orientações relevantes para com isso ganhar ainda mais autoridade. Também é fundamental nos dias de hoje investir em ações de marketing.

Como o marketing pode auxiliar no desenvolvimento profissional

O marketing avalia o mercado, as tendências, novas oportunidades, a concorrência. Isto significa que todos devemos conhecer melhor quem são os nossos clientes, devemos saber captar mais e melhores clientes, devemos saber como é o mercado em que atuamos, devemos também conhecer a concorrência e saber quais são as suas estratégias de marketing, para podermos então traçar as nossas estratégias e fazermos melhor que a concorrência. Quando usamos, por exemplo, as mídias sociais (Facebook, Instagram, Periscope, You Tube, Linkedin, etc) para divulgar mais os nossos serviços ou produtos, ao desenvolvermos um blog para publicarmos conteúdos relevantes, conseguimos atingir um público de clientes potenciais muito maior, a um custo menor. O Marketing Digital é muito mais eficaz quando comparado com o marketing of line, pois é possível se medir os resultados de suas ações.

Dicas úteis para alavancar mais o seu negócio

  • Estude mais sobre clientes e sobre o marketing na área da saúde. Leia livros e aprenda como realizar um atendimento de excelência.
  • Conheça mais sobre empreendedorismo e procure desenvolver as características que o mercado de trabalho necessita. Não existe mais espaço para amadorismos!
  • É de fundamental importância gostar de “trabalhar com gente”. Saber se relacionar é uma arte e todos precisamos investir mais em nossos relacionamentos e ampliar o networking.
  • Cuide mais de sua aparência, de sua postura e do seu visual. Saiba como realizar um bom marketing pessoal. Se vista adequadamente e evite roupas chamativas, decotes, saias curtas, roupas transparentes, muito justas e inadequadas para a ocasião. Os acessórios devem ser discretos.
  • Lei mais. Isto ajudará no desenvolvimento de seu vocabulário e facilitará escrever de maneira simples, para as pessoas leigas.
  • Cuide de sua gramática. Erros de gramática podem depor contra você.
  • Sorria mais. O sorriso abre portas e os clientes gostam de se relacionar com pessoas felizes, alegres e bem humoradas.
  • Arrisque mais, tenha mais atitude, ouse mais. As pessoas ousadas e que arriscam mais conseguem captar mais e melhores oportunidades.
  • Mantenha contato freqüente com os seus clientes potenciais e atuais. Criar relacionamento é fundamental.
  • Aprenda como captar e manter clientes e a desenvolver relacionamentos mais lucrativos com eles.

Nos ajude a ajudar mais pessoas: Se você gostou deste post, compartilhe esse conteúdo com os seus amigos na sua rede social. Contribua para que cada vez mais pessoas tenham acesso a conteúdo relevante e de qualidade. Assim elas ficarão muito gratas a você, por você tê-las ajudado a atingir maiores e melhores resultados.

Saiba também como você pode captar mais e melhores clientes. Conheça o curso on line “Captação de Clientes em Consultório”, de minha autoria e que já ajudou centenas de profissionais a atingirem maiores e melhores resultados em seus consultórios, clínicas ou em atendimento domiciliar.

Responsive image

Celiane Gonçalves


2 comentários no post “O Marketing na área da saúde

  1. Boa tarde, sou medico dermatologista recém formado. Gostaria de saber quais os principais serviços que vocês oferecem e quais seus custos.
    Att


    • Olá Dr. Flávio, boa tarde.

      Primeiramente pedimos desculpas pela demora na resposta.

      No momento oferecemos treinamentos presenciais e on line para ajudar os profissionais da saúde a atrair mais pacientes, chamado Captação de Clientes em Consultório.

      Conheça mais sobre o curso on line de Captação de Clientes em Consultório – clique aqui: http://ensinoeconhecimento.com.br/captacao-de-clientes-curso-online-com-dra-celiane-goncalves—14. São 7 horas de vídeo aulas, com materiais para download e o valor é de R$ 345,00.

      Este ano lançaremos um curso de Marketing Digital Para médicos, cujo objetivo será de orientar o médico a saber fazer uso das ferramentas digitais, como criar fanpage e postar no Facebook, Desenvolver perfil no Instagram e fazer posts para gerar mais autoridade, fazer aulas pelo Periscope, produzir vídeos para you tube, entre outros.

      Estamos criando um grupo no WhatsApp onde iremos ajudar alguns médicos selecionados com as suas dúvidas sobre como atrair mais pacientes para o consultório, como fidelizar clientes, como divulgar o trabalho nas mídias sociais, entre outros temas, totalmente sem custos.

      Se for do seu interesse, adicione o whatsApp da Celiane Gonçalves e envie uma mensagem lhe apresentando. Nos próximos dez dias daremos início as atividades de orientação aos médicos deste grupo.
      WhatsApp – (48) 9104-6329.

      Fique à vontade para nos contatar via whatsApp.

      Desejamos um ótimo final de semana.

      Cordiais saudações,

      Marketing em Saúde
      http://www.marketingemsaude.com


Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *